Portugal no séc. XXI e uma Lista resumida no que à Corrupção diz Respeito

 
Portugal no séc. XXI e uma Lista resumida no que à Corrupção diz Respeito

Portugal no séc. XXI e uma Lista resumida no que à Corrupção diz Respeito


Um pequeno apanhado e resumo do que tem sido Portugal no século XXI (uns julgados outros em julgamento e ainda outros que prescreveram ou nem foram ou irão a julgamento). 


Nesta lista estão somente alguns dos muitos casos existentes, porque são tantos que este texto iria ficar maior que as antigas enciclopédias, carregadas e escritas em dezenas de volumes.

A ordem da enumeração não respeita a correta cronologia, porque existem ainda casos em julgamento. Mas de forma muito redutora, corresponde a uma linha de tempo mais ou menos exata.

Vamos lá então a esta linda listagem, deixando já uma consideração para aqueles que dizem que Portugal é um País sério e que estamos muito bem: Não me lixem!     


Lista dos principais casos de corrupção e criminais em Portugal no séc. XXI


Caso Casa Pia – Um dos maiores escândalos de abuso sexual infantil em Portugal, envolvendo políticos, figuras públicas e funcionários da instituição de caridade Casa Pia.


Caso Freeport  – Alegações de corrupção no licenciamento do outlet Freeport em Alcochete, envolvendo suspeitas sobre figuras políticas de alto escalão.


Caso Bragaparques - Troca dos terrenos do Parque Mayer com parte de uns que ficam na antiga Feira Popular, em Entrecampos.


Caso Submarinos – Relaciona-se com a compra de submarinos pelo Estado português, envolvendo suspeitas de corrupção e subornos que afetaram membros do governo.


Caso Portucale – Envolveu a aprovação controversa do abate de sobreiros para um empreendimento turístico, com suspeitas de corrupção e tráfico de influências.


Caso BPN – Considerado um dos maiores escândalos financeiros em Portugal, envolveu fraudes e gestão danosa que resultaram em perdas significativas para o Estado e investidores.


Caso BPP – Envolveu alegações de gestão danosa, fraude e branqueamento de capitais, resultando em perdas significativas para clientes e investidores.


Operação Furacão – Uma investigação de larga escala sobre esquemas de fraude fiscal e branqueamento de capitais que envolveu empresários e políticos.


Caso Parque Escolar – Suspeitas de corrupção e má gestão de fundos públicos no programa de modernização de escolas, com alegações de favorecimento a determinadas empresas.


Caso Face Oculta – Focado em alegações de corrupção e gestão danosa em empresas do setor empresarial do Estado, envolvendo políticos e empresários.


Caso Tecnoforma – Alegações de uso indevido de fundos europeus envolvendo suspeitas de corrupção e má gestão de fundos públicos.


Operação Marquês – Investigação que incluiu várias figuras políticas e empresariais, centrando-se em alegações de corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais.


Caso José Sócrates – O ex-primeiro-ministro José Sócrates foi acusado de corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal, entre outros crimes.


Caso Vistos Gold – Envolveu a emissão de autorizações de residência em troca de investimentos, com alegações de corrupção e tráfico de influências que levaram à detenção de altos funcionários e políticos. 


Caso Ongoing  – Investigação sobre alegadas práticas fraudulentas e corrupção envolvendo a empresa Ongoing e ligações a figuras políticas de destaque.


Caso BES – Colapso do banco devido a alegadas práticas fraudulentas entre privados e figuras politica, afetando milhares de investidores e clientes.


Caso Monte Branco – Operação que investigou esquemas de evasão fiscal e branqueamento de capitais, envolvendo empresários e figuras políticas.


Caso Apito Dourado – Escândalo que expôs uma rede de corrupção no futebol português, incluindo árbitros, dirigentes e políticos, com subornos para manipulação de resultados de jogos.


Caso dos E-mails do Benfica - Envolve a divulgação de correspondência eletrónica do Sport Lisboa e Benfica, alegadamente demonstrando corrupção, tráfico de influências e favorecimento dentro do futebol português.


Caso TGV – Alegações de corrupção e tráfico de influências na adjudicação das obras do comboio de alta velocidade. 


Operação Lex – Investigação focada em subornos e tráfico de influências no sistema judicial português, com juízes alegadamente recebendo dinheiro para influenciar decisões. 


Caso Luanda Leaks – Envolveu a descoberta de transações financeiras ilícitas relacionadas a empresas portuguesas envolvidas em negócios em Angola, com políticos e empresários acusados de corrupção e enriquecimento ilícito.


Caso EDP – Suspeitas de corrupção e tráfico de influências na atribuição de benefícios à EDP.
Acusações de corrupção contra executivos da EDP e ex-ministro.


Caso CTT – Investigações sobre alegadas irregularidades e corrupção na gestão dos Correios de Portugal, envolvendo ex-administradores e políticos.


Caso Sócrates/Lena – Alegações de que o ex-primeiro-ministro José Sócrates teria beneficiado o Grupo Lena em contratos públicos, em troca de vantagens financeiras.


Caso das Nomeações Políticas no Governo e Empresas Públicas
O governo de Costa foi acusado de excesso de nomeações políticas em cargos públicos e de beneficiar ex-governantes e aliados.


Caso TAP - Investigação sobre suspeitas de corrupção e gestão danosa na compra de mais de 50 aviões pela TAP.


Caso Alexandra Reis - Indemnização de 500 mil euros paga à ex-administradora da TAP e a sua entrada/saída no governo.


Operação Influencer e Vítor Escária - Investigação por suspeitas de tráfico de influências e recebimento indevido de vantagem. 


Caso dos Fundos Europeus – PRR - O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), gerido pelo governo Costa, esteve sob suspeita de favorecimento de empresas e falta de transparência na atribuição de fundos.


Caso da Proteção Civil e os Golas Anti fumo - O Ministério da Administração Interna, foi criticado pela compra de golas anti fumo inflamáveis para os bombeiros, num contrato suspeito de favorecimento.


Caso das Rendas da Energia - Alegações de que o governo não atuou para reduzir as rendas excessivas pagas às elétricas, beneficiando grandes empresas.


Caso das Gémeas Luso-Brasileiras - Escândalo sobre prioridade indevida na vacinação de duas gémeas brasileiras contra a atrofia muscular espinhal (AME), utilizando o Serviço Nacional de Saúde português.


Caso Hernâni Dias – O secretário de Estado Hernâni Dias demitiu-se após revelações de que fundou empresas imobiliárias enquanto promovia uma lei que permitia construção em solos rústicos, levantando suspeitas de conflito de interesses.


UFA, até estou cansado ...  

ATUALIZAÇÕES


Caso Tutti Frutti: 60 acusados em megaprocesso de corrupção autárquica em Lisboa

(atualizado a 2025.02.04 às 22:06)



NOTA: Porque são tantos os casos existentes, irei atualizar esta listagem à medida que me lembre dos passados e atento aos novos que irão surgir! Mas somente os mais importantes! Deixando de parte malas, computadores e assim … porque esses, são de importância menor (menores, comparando com os maiores)!

Paulo Brites
2025.01.29




Portugal - Politica - Sociedade 

Enviar um comentário

0 Comentários