Silêncio


Difícil fotografar o silêncio. Entretanto tentei. Eram 8 da noite ou 8 da tarde (conforme a perspectiva), existia um barulho extremamente silencioso … tudo o que me rodeava, era aquela voz que, de tão calada que estava, se tornava insuportável. O céu tinha uma cor diferente de todos os céus, tinha uma cor triste de tão alegre que estava. Sim eu sei que estava rodeado de muita gente, gente essa, que também, sentia o silêncio, embora sem mostrar que o sentiam.

Estava numa daquelas festas chamadas “sunset”, com o patrocínio do “Hendrix” e do pepino biológico. 

Preparei a minha máquina e, tentei, fotografar o silêncio daquele barulho. De entre as muitas fotografias que tirei, destaco uma. Uma fotografia de uma onda! De uma onda do mar. Aquela tal onda barulhenta que nos faz lembrar o nosso sofá, quando se chega a casa e, ai, porque estamos sozinhos, dizemos para nós próprios (para nos reconfortarmos) enquanto nos sentamos e pensamos … que bom, já tinha saudades de ti! Isso porque olhamos para o lado, e somente, vimos o silêncio, de quem nos acompanha. Sei que é uma opção sentir esse silêncio, essa suposta paz, que tantas vezes, é bem mais barulhenta, do que o silêncio dessa onda. Mas sim, destaco essa foto

No entretanto, olhando para a linha do horizonte, vejo e sinto, o azul do mar, o creme da areia. As bonitas cores que vinham da música. A alegria de um regresso. A felicidade, de quem fica, para saborear o aroma do pepino biológico. E, ai, digo para mim mesmo: é difícil fotografar o silêncio! “Ele”, não existe. Está onde e quando nós queremos! É tão bom, ouvir o barulho do sofá, o som da onda do mar, a luz da música e a música da cor!

Para uns o silêncio faz-se, oferece-se e pratica-se quando terminam o seu dia de praia e regressam ao seu habitat escolhido. Para outros, é quando, o transformam, porque não o aceitam e lhe dão a devida alegria.

Afinal é impossível fotografar o silêncio! Porque o silêncio, acima de tudo, somos nós que o sentimos, fazemos, permitimos e aceitamos! Nunca uma qualquer máquina fotográfica, poderá fotografar o silêncio …


Esta publicação foi originalmente publicada em https://paulobrites.blogs.sapo.pt/ em 05-06-2017

Enviar um comentário

0 Comentários