Foto de José Carlos Carvalho no jornal o Expresso |
Passava o mês de Março de 2020. TÃnhamos a chegada em massa do vÃrus covid 19. Era algo de novo. A nossa preparação e conhecimento para fazer frente e minimizar os seus danos, não eram muitos. O pouco conhecimento cientÃfico requeria somente um pressuposto. Para o travarmos, teria que ser com sacrifÃcio, inteligência e planeamento.
Era reconhecido no entanto, e pelo conhecimento cientÃfico, que haveria grupos de risco com mais elevada preocupação. Entre eles, havia os idosos.
Os lares de idosos e o Covid 19
A 22 de Março, as nossas autoridades de saúde, de uma forma pouco educada disse em relação ao grande primeiro caso de infecções em lares de idosos, no caso, Famalicão:
(…) o lar de idosos em Vila Nova de Famalicão devia ter um plano de contingência em vigor para enfrentar a atual crise do coronavÃrus (…)
Passaram 5 meses. Todos os dias somos confrontados com casos e surtos de elevada dimensão em lares de idosos. Que põem a descoberto as fragilidades e falta de meios que os mesmo têm. O que se fez para evitar isso? Que planeamento existiu? Que trabalho se fez por parte do nosso governo? Que medidas se tomaram? O que se fiscalizou?
Se a afirmação da ministra da saúde e da diretora geral da saúde, em especÃfico ao lar de Famalicão, era na altura, já por si, uma falta de respeito e que não deveriam ter sido afirmadas, que dizer depois de 5 meses?
O que se fez? O que se planeou? Que medidas foram tomadas? Mas de quem é a culpa?
É bem mais fácil atribuir a autarcas por exemplo! Mas não! Existe alguém acima dos autarcas! E esse alguém, não tem capacidade para o ser! Não consegue planear! Umas vezes por interesses, outras vezes, por total incapacidade. Só assim se poderá pensar que 5 meses depois, todos os dias, surjam novos e grandes focos em lares e residências de idosos …
Srª Ministra, mas afinal, onde estão os planos de contingência exequÃveis? 5 meses, são já muitos meses!
https://www.youtube.com/watch?v=IL9Bp8f64ow
Conferência de impressa da Ministra Marta Temido – Ministra da Saúde. E Dra Graça Freitas – Diretora Geral da Saúde - em 22 de Março de 2020
Palavras da Ministra Ana Mendes Godinho - Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social – em 23 de Março de 2020
0 Comentários