A Fonte da Telha já era … que raio andamos nós a fazer?

A Fonte da Telha já era … que raio andamos nós a fazer?

Estamos mais uma vez, a cometer, um crime ambiental! Pensei escrever umas palavras sobre o que se passa na praia da Fonte da Telha, concelho de Almada. Resolvi nada dizer!

Apenas deixo aqui algumas definições sobre os aspetos em causa, para que, os mais distraídos, não se esqueçam do seu significado e, possam eles, fazer a sua análise. De salientar o mais cómico no meio disso tudo: Agência Portuguesa do Ambiente! Mas que raio de competência tem essa agência? Mas porque é que existe? Á Câmara Municipal de Almada, não haveria outra solução?  

Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica - Fonte da Telha

A Fonte da Telha já era … que raio andamos nós a fazer?

Enquadramento: 
A Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica é uma área protegida criada em 1984 através do Decreto-Lei 168/84 de 22 de Maio, na sequência da instituição da Reserva Botânica da Mata Nacional dos Medos, em 1971. Abrange uma área total de 1570 hectares ao longo da arriba litoral Oeste da Península de Setúbal, estendendo-se pelo concelho de Almada e o de Sesimbra, na faixa litoral entre a Costa de Caparica (a Norte) e a Lagoa de Albufeira (a Sul), passando pelos Capuchos e a Fonte da Telha, tendo mais recentemente sido alvo de plano de ordenamento pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 178/2008,
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Paisagem_Protegida_da_Arriba_F%C3%B3ssil_da_Costa_de_Caparica


Dunas: 
Em geografia física, duna é uma montanha de areia criada a partir de processos eólicos (relacionados ao vento). Dunas descobertas são sujeitas à movimentação e mudanças de tamanho pela ação do vento. O vale entre as dunas é chamado slack, ou seja, dunas são montes de areia formadas pelo vento. Quando o vento sopra, leva a areia, que, com o tempo, se transforma em duna. Dunas não precisam ser necessariamente grandes, muitas delas são bem pequenas. 
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Duna


Dunas fósseis:
As dunas fósseis, também conhecidas como dunas consolidadas ou paleodunas, correspondem a um estádio do processo de evolução da areia solta para a rocha arenito, processo que dura milhares de anos. Ao longo do tempo, a ação de um cimento calcário (proveniente da dissolução dos fragmentos de conchas que compõem a areia) ou argiloso provoca a aglutinação progressiva dos grãos de areia, originando a duna consolidada.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Duna#Dunas_f%C3%B3sseis


Asfalto:
Também conhecido como betume, é um pegajoso, preto, e altamente viscoso líquido ou semi forma -solid de petróleo . Pode ser encontrado em depósitos naturais ou pode ser um produto refinado, e é classificado como um passo . Antes do século 20, o termo asfalto também foi usado. A palavra é derivada do grego antigo ἄσφαλτος ásphaltos .
A utilização primária (70%) de asfalto é em construção de estradas , em que é utilizado como o cola ou aglutinante misturado com agregados de partículas para criar betão betuminoso . Os outros principais utilizações são para impermeabilização betuminosos produtos, incluindo a produção de feltro de coberturas e para vedar telhados planos.
Fonte: https://pt.qwe.wiki/wiki/Asphalt


Betuminoso semipermeável:
A simples adoção de pavimentos com superfícies permeáveis, por si só não representa ganho significativo para os sistemas de drenagem como é o caso dos revestimentos asfálticos tipo CPA (camada porosa de atrito), que apenas reduzem o escoamento superficial diminuindo o efeito de spray e aquaplanagem. Porém, a sua combinação com a adoção de uma estrutura de pavimento porosa, com a aplicação de BGS (brita granulada simples) de graduação aberta. Ou seja, tamanho mais uniforme dos agregados e pouco finos, permitirá a reservação temporária das águas pluviais no seu interior, com possibilidades de infiltração ou regulação do seu escoamento, melhorando o escoamento e picos de cheias em zona urbana (…)
Fonte:    https://teses/disponiveis/3/3138/tde-08092010-122549/publico/Dissertacao_Afonso_Luis_Correia.pdf

E é isso … cada um que pense o que entender! Mas sabem uma coisa? Isso não vai correr bem! Onde o homem chega, estraga tudo! Não haveria outra solução? 


Enviar um comentário

0 Comentários